Maria Lúcia da Silva Ribeiro, Edna dos Santos de Barros, Célia Silva da Rocha Mariano, Maria de Fátima dos Santos Duarte e Mª Elizabete Rodrigues Simões.
sexta-feira, 25 de novembro de 2011
PPS - Mapa
Maria Lúcia da Silva Ribeiro, Edna dos Santos de Barros, Célia Silva da Rocha Mariano, Maria de Fátima dos Santos Duarte e Mª Elizabete Rodrigues Simões.
PPS - Mapa
Maria Lúcia da Silva Ribeiro, Edna dos Santos de Barros, Célia Silva da Rocha Mariano, Maria de Fátima dos Santos Duarte e Mª Elizabete Rodrigues Simões.
Módulo - 12 Legislação Escolar
Neste Módulo tivemos a oportunidade de estudar sobre a Legislação Escolar, foi muito gratificante porque aconteceu uma Palestra sobre Segurança no Trabalho, com a Edileusa bastos. Ela falou também sobre a implantação da CIPA - Comissão Interna de Prevenção de Acidentes.
Mª Elizabete Rodrigues Simões.
Mª Elizabete Rodrigues Simões.
Módulo 08 – Produção Textual.
Observamos que a produção de texto faz com que nos vivenciamos todos os contextos de formas de apresentação, as linguagens orais e gestuais que acompanham o ser humano, desde suas origens, a linguagem escrita que vem surgindo desde a antiguidade entre os povos do oriente. Como o próprio nome sugere o memorial é a memória de todos os trabalhos, realizados pelos estudantes, durante todo um curso. Num sentido geral, o Projeto Político Pedagógico é articulado e norteado de ações individuais ou coletivas, tendo em vista a realização de um conjunto de objetivos educacionais. É importante esclarecer que, através dos estudos feitos de relatórios, atas, redação, podendo contribuir teoricamente e psicologicamente para uma formação convencional e determinada do ser humano.
Célia Silva da Rocha Mariano e Maria de Fátima dos Santos Duarte
Módulo 4 - Relações Interpessoais: Abrodagem Psicologia
Neste módulo foi gratificante estudarmos sobre psicologia, que é a ciência que estuda o comportamento do ser humano em vários aspectos, físico, mental e psicológico. Esse conhecimento é muito importante, contribui para as soluções de muitos problemas. Sendo que a psicologia como área do conhecimento, é a ciência, senso comum, são saberes diferentes, mas são todos construídos em um determinado tempo, os estudos da mente, análise do comportamento até mesmo guia para o conhecimento humano. O estudo da psicologia vem relacionado, Vigotsk foi um dos psicólogos a desenvolver o aprendizado desde o primeiro dia de vida. Célia Silva da Rocha Mariano e Maria de Fátima dos Santos Duarte.
Módulo 2 – Educadores e Educando: Tempos Históricos.
Participando das teorias desse módulo faz nos refletir que o conhecimento, à formação desse ensino através da cultura e da informação nos auxilia como cidadãos e fazemos nossas escolhas para que os valores possam nos atribuir de uma forma especificamente, em funções de uma boa educação. A educação propôs uma política nacional regulada pelo governo federal atribuindo que todos terão direito aos estudos sem distinção de classe social. Tempos históricos: o homem como ser social histórico possui a capacidade de trabalhar e desenvolver sua produtividade, do trabalho, levando em conta que o homem através do trabalho adquiriu sua autonomia e propõe transformações como ser social. O homem é um ser biológico, psicológico e social que se desenvolve na natureza.
Célia Silva da Rocha Mariano e Maria de Fátima dos Santos Duarte
Célia Silva da Rocha Mariano e Maria de Fátima dos Santos Duarte
quinta-feira, 10 de novembro de 2011
Módulo 10 – Trabalho Escolar e Teorias Administrativas – UNIDADE 1
O módulo 10 do bloco II, foi interessante, pois o que vimos é o que fazemos na prática embora mais fácil executar do que a teoria, o que vimos foi importantes, pois a escola não realiza o seu trabalho no vazio, ela se baseia nas diretrizes e fundamentos do contexto social. Ela contribui para a ampliação de nossos conhecimentos sobre a educação brasileira, sobre o trabalho da escola, e permite assumirmos uma posição mais consciente frente às transformações que se verificam em nossa escola e no sistema educacional. Sabemos a importância que tem o trabalho para a construção de uma escola democrática, cidadã e de qualidade social para todos nós brasileiro. A escola também ao desenvolver suas atividades cotidianas, deve buscar e assegurar um padrão ético dos serviços que presta, por ser uma organização de caráter público.
Maria Elizabete Rodrigues Simões.
MÓDULO 7 – Informática Básica
A vida é um aprendizado constantemente e neste módulo de informática aprendemos que é preciso ter paciência e habilidades para resolver os problemas de tecnologia. A flexibilidade deve estar presente em todos os momentos de nossas vidas.
MÓDULO 5 – EDUCAÇÃO, sociedade e trabalho: abordagem sociológica da educação.
Palestra com o professor Pedagogo Mestre em Educação: Sergio Antonio Gracia.
CONTEXTO DO TRABALHO E DA VIDA: EU – ELES – NÓS
Convite à Reflexão – Pensar – sobre o que?
- A Vida
- O Mundo
- Eu
- Eles
- Nós
Por que Pensar?
Pensar é Causar.
Causar: Na vida
No trabalho
Na comunidade
No mundo
Não estamos aqui por acaso, somos parte de um contexto.
Contexto do Trabalho
- Somos Trabalhadores da Educação
- Somos Educadores
- Função da Escola
- Funções distintas para um único objetivo
"O papel da educação é de nos ensinar a enfrentar a incerteza da vida; é de nos ensinar o que é o conhecimento, porque nos passam o conhecimento, mas jamais dizem o que é o conhecimento. (…) Em outras palavras, o papel da educação é de instruir o espírito a viver e a enfrentar as dificuldades do mundo". (MORIN, Edgar)
O segredo de uma vida está no que e como aprendemos, e no modo como agimos. Tudo em nossa vida é aprendizado e ensino. Só podemos ensinar aquilo que aprendemos, seja em conteúdos, seja principalmente em valores. Então a questão central é como aprender melhor para viver e conviver melhor.
O mais importante, é cada um descobrir o seu valor; é aprender a dirigir o viver para a competência e não para as falhas; para os recursos, não para as fraquezas e para as possibilidades, não para as limitações.
Existe um texto do Einstein que ilustra bem isso: “A vida é como jogar uma bola na parede: Se for jogada uma bola azul, ela voltará azul; Se for jogada uma bola verde, ela voltará verde; Se a bola for jogada fraca, ela voltará fraca; Se a bola for jogada com força, ela voltará com força.
Alguns problemas são assim; como estradas intermináveis, esburacadas, cheias de trechos onde os acidentes são fatais. Problemas que parecem fazer a pessoa afundar, temer o dia seguinte, procurar onde se esconder. Mas, assim como as estradas, problemas não são insuperáveis. Problemas não resistem a determinação, daqueles que passo após passo, seguem, caminham ainda que cansados. (3 Leões)
Ter consciência que pode crescer sempre.
Descobrir os potenciais.
Acreditar em si e no grupo.
Ninguém dá aquilo que não possui.
Renovar-se a cada dia, sem ter medo do novo. (História da Águia)
"Embora ninguém possa voltar atrás e fazer um novo começo, qualquer um pode começar agora e fazer um novo fim". (Chico Xavier)
História da Águia
n Dizem que a águia é a ave que possui maior longevidade da espécie. Chega a viver setenta anos.
n Mas para chegar a essa idade, aos quarenta anos ela tem que tomar uma séria e difícil decisão. Aos quarenta ela está com as unhas compridas e flexíveis, não consegue mais agarrar suas presas das quais se alimenta. O bico alongado e pontiagudo se curva. Apontando contra o peito estão as asas, envelhecidas e pesadas em função da grossura das penas, e voar já é tão difícil!
n Então a águia só tem duas alternativas: Morrer, ou enfrentar um dolorido processo de renovação que irá durar cento e cinquenta dias.
n Esse processo consiste em voar para o alto de uma montanha e se recolher em um ninho próximo a um paredão onde ela não necessite voar.
n Então, após encontrar esse lugar, a águia começa a bater com o bico em uma parede até conseguir arrancá-lo.
n Após arrancá-lo, espera nascer um novo bico, com o qual vai depois arrancar suas unhas. Quando as novas unhas começam a nascer, ela passa a arrancar as velhas penas. E só cinco meses depois sai o formoso vôo de renovação para viver então mais trinta anos.
n Em nossa vida, muitas vezes, temos de nos resguardar por algum tempo e começar um processo de renovação. Para que continuemos a voar um vôo de vitória, devemos nos desprender de lembranças, costumes, velhos hábitos...
- A História dos três Leões
- Numa determinada floresta havia 3 leões.
Um dia o macaco, representante eleito dos animais súditos, fez uma reunião com toda a bicharada da floresta e disse:
- Nós, os animais, sabemos que o leão é o rei dos animais, mas há uma dúvida no ar:
existem 3 leões fortes.
Ora, a qual deles nós devemos prestar homenagem? Quem, dentre eles, deverá ser o nosso rei?
- Os 3 leões souberam da reunião e comentaram entre si:
- É verdade, a preocupação da bicharada faz sentido, uma floresta não pode ter 3 reis, precisamos saber qual de nós será o escolhido. - Mas como descobrir?
- Mas como descobrir ?
- Essa era a grande questão: lutar entre si eles não queriam, pois eram muito amigos.
- O impasse estava formado.
- De novo, todos os animais se reuniram para discutir uma solução para o caso. Depois de usarem técnicas de reuniões, técnicas de grupos, etc, eles tiveram uma idéia excelente. O macaco se encontrou com os 3 felinos e contou o que eles decidiram:
- - Bem, senhores leões, encontramos uma solução desafiadora para o problema. A solução está na Montanha Difícil.
- Montanha Difícil ? Como assim ?
- É simples, ponderou o macaco. Decidimos que vocês 3 deverão escalar a Montanha Difícil. O que atingir o pico primeiro será consagrado o rei dos reis. - A Montanha Difícil era a mais alta entre todas naquela imensa floresta. O desafio foi aceito. No dia combinado, milhares de animais cercaram a Montanha para assistir a grande escalada.
- O primeiro tentou. Não conseguiu. Foi derrotado.
-
O segundo tentou. Não conseguiu. Foi derrotado. -
O terceiro tentou. Não conseguiu. Foi derrotado.
- Os animais estavam curiosos e impacientes, afinal, qual deles seria o rei, uma vez que os 3 foram derrotados ?
- Foi nesse momento que uma águia sábia, idosa na idade e grande em sabedoria, pediu a palavra:
- - Eu sei quem deve ser o rei!!!
- Todos os animais fizeram um silêncio de grande expectativa. - A senhora sabe, mas como? Todos gritaram para a Águia. - É simples, - confessou a sábia águia, - eu estava voando entre eles, bem de perto e, quando eles voltaram fracassados para o vale, eu escutei o que cada um deles disse para a montanha.
- O primeiro leão disse: - Montanha, você me venceu!
- O segundo leão disse: - Montanha, você me venceu!
- O terceiro leão também disse: - Montanha, você me venceu, por enquanto! Mas você, montanha, já atingiu seu tamanho final, e eu ainda estou crescendo.
- - A diferença, - completou a águia, - é que o terceiro leão teve uma atitude de vencedor
- Diante da derrota e quem pensa assim é maior que seu problema:
- é rei de si mesmo, está preparado para ser rei dos outros.
- Os animais da floresta aplaudiram entusiasticamente ao terceiro leão que foi coroado rei entre os reis.
Maria Elizabete Rodrigues Simões.
MÓDULO 9 – Direito Administrativo e do Trabalho
Nesta aula falamos sobre os nossos direitos e deveres como cidadão. Que os direitos devem ser iguais para todos, que a desigualdade no dia a dia, não deixa que as pessoas desistam de lutar. Porque todo cidadão passa ser aceito pela sociedade, como trabalhadores digno que luta por igualdade que possa expressar suas idéias sem constrangimento e discriminação e também ter seus deveres com o respeito, não destruir patrimônios públicos e respeito sempre qualquer pessoas indiferente de raça, cor ou deficiência.
Maria Lúcia dos Santos Ribeiro e Edna dos Santos de Barros
MÓDULO 6 – Gestão da Educação Escolar
Nesta aula podemos ver a importância de gestão democrática na escola, que através do processo educativo a participação coletiva de tomado de decisões seja fundamental para que a escola cumpra suas finalidades sociais, evoluindo todos os seguimentos num processo participativo por que toda comunidade escolar, pais, professores, alunos e funcionários possam construir e consolidar em projeto de gestão democrática na escola.
Maria Lúcia dos Santos Ribeiro e Edna dos Santos de Barros.
MÓDULO 03 - HOMEM, pensamento e cultura: abordagem filosófica e antropológica
Este foi a primeira aula que tivemos em 2011, com a presença do professor André de educação física. Iniciamos com alongamento e muitas brincadeiras. E aprendemos mais sobre linguagem, que é liberdade de expressão. Falamos da natureza do ser humano, cultura e práticas culturais que são grupos sociais diferentes, também da participação democrática igualdade de direitos comportamentos e atitudes experiências e transformações.
Maria Lúcia dos Santos Ribeiro e Edna dos Santos de Barros.
MÓDULO - 01 Funcionários de Escolas: Cidadãos, educadores, profissionais e gestores.
Iniciamos nosso curso falando sobre Leis e sua regulamentação que a educação básica no país é obrigatória, para que todos tenham direitos e saberes próprios de educação para o exercício de cidadania. Também nos mostrou a importância de cada profissional na educação e que cada funcionário veja com mais claridade as dificuldades que a educação tem e os objetivos a serem alcançados.
Maria Lúcia dos Santos Ribeiro. Edna dos Santos de Barros
sexta-feira, 4 de novembro de 2011
Calendário dos responsáveis pelas atividades no BLOG – Profuncionário 2010/2011
BLOCO I | DIA | MÊS | ANO |
MÓDULO - 01 Funcionários de Escolas: Cidadãos, educadores, profissionais e gestores. Maria Lúcia da Silva Ribeiro, Edna dos Santos de Barros | | | 2010 |
MÓDULO - 02 EDUCADORES E EDUCANDOS: TEMPOS HISTÓRICOS Célia Silva da Rocha Mariano, Maria de Fátima dos Santos Duarte | | | 2010 |
MÓDULO 03 - HOMEM, pensamento e cultura: abordagem filosófica e antropológica Maria Lúcia da Silva Ribeiro, Edna dos Santos de Barros | | | 2010 |
MÓDULO - 04 RELAÇÕES Interpessoais: abordagem psicológica Célia Silva da Rocha Mariano, Maria de Fátima dos Santos Duarte | | | 2010 |
MÓDULO 5 – EDUCAÇÃO, sociedade e trabalho: abordagem sociológica da educação. Maria Elizabete Rodrigues simões | | | 2010 |
MÓDULO 6 – Gestão da Educação Escolar Maria Lúcia da Silva Ribeiro, Edna dos Santos de Barros | | | 2010 |
MÓDULO 7 – Informática Básica Maria Elizabete Rodrigues simões | | | 2010 |
MÓDULO 8 – Produção Textual na Educação Escolar Célia Silva da Rocha Mariano, Maria de Fátima dos Santos Duarte | | | 2010 |
MÓDULO 9 – Direito Administrativo e do Trabalho Maria Lúcia da Silva Ribeiro, Edna dos Santos de Barros | | | 2010 |
BLOCO II | | | 2011/2012 |
Maria Elizabete Rodrigues simões | 03 | Mar | 2011 |
Maria Lúcia da Silva Ribeiro, Edna dos Santos de Barros | 17 | Mar | 2011 |
Célia Silva da Rocha Mariano, Maria de Fátima dos Santos Duarte | 31 | Mar | 2011 |
Maria Lúcia da Silva Ribeiro, Edna dos Santos de Barros | 14 | Abr | 2011 |
Célia Silva da Rocha Mariano, Maria de Fátima dos Santos Duarte | 05 | Nov | 2011 |
Maria Elizabete Rodrigues simões | 19 | Nov | 2011 |
Maria Lúcia da Silva Ribeiro, Edna dos Santos de Barros | 03 | Dez | 2011 |
Maria Elizabete Rodrigues simões | 17 | Dez | 2011 |
Célia Silva da Rocha Mariano, Maria de Fátima dos Santos Duarte | 04 | Fev | 2012 |
Maria Lúcia da Silva Ribeiro, Edna dos Santos de Barros | 18 | Fev | 2012 |
Célia Silva da Rocha Mariano, Maria de Fátima dos Santos Duarte | 03 | Mar | 2012 |
Maria Elizabete Rodrigues simões | 17 | Mar | 2012 |
Maria Lúcia da Silva Ribeiro, Edna dos Santos de Barros | 31 | Mar | 2012 |
Lúcia, Edna, Célia e Bete | 14 | Abr | 2012 |
Observação: Trazer as atividades do Bloco I para serem postada juntamente com as atividades do Bloco II
Assinar:
Postagens (Atom)